Histórico

A UNIVERSO chega aos 50 anos de tradição em educação com o compromisso de preparar seus alunos não só para conquistarem seu espaço na sociedade, mas para se tornarem profissionais competentes e com responsabilidade social.

A caminhada em busca de uma instituição cada vez mais sólida e qualificada tornou a UNIVERSO referência em todo país. Esse reconhecimento foi alcançado graças a diversos projetos e investimentos na sua infraestrutura, incluindo modernos laboratórios, bibliotecas e tecnologia de ponta, além de um corpo docente altamente qualificado, visando atender às necessidades do competitivo mercado de trabalho.

A história da UNIVERSO começou no Estado do Rio de Janeiro, em 1959, com a criação do Colégio Dom Hélder Câmara, no bairro da Trindade, em São Gonçalo. Muitas modificações ocorreram até que, em 1976, foram criados os primeiros cursos superiores da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de São Gonçalo.

Em 1985, a instituição somava dez cursos e transformou-se nas Faculdades Integradas de São Gonçalo. Com a aprovação da carta-consulta, em 1990, iniciou-se o processo de criação da Universidade São Gonçalo, que foi concretizado após 3 anos. Surgia, em 9 de setembro de 1993, a UNIVERSO. Na época, a instituição contava com dois campi (São Gonçalo e Niterói) no Rio de Janeiro e oferecia cursos de pós-graduação em diversas unidades da Federação.

Com base em seu Plano de Expansão e em seu Estatuto, a UNIVERSO abriu, a partir de 1996, as instituições Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e de Goiânia, no Estado de Goiás. Em 2000 foi criado o Centro Universo Recife, Pernambuco. Em julho de 2003 iniciou suas atividades no Centro Universo Juiz de Fora, em Minas Gerais. Em 2004, a instituição chegou à capital mineira, com a abertura do campus de Belo Horizonte. Em 2005 inaugurou o segundo campus na Região Nordeste, localizado na cidade de Salvador. Em julho do mesmo ano, realizou o primeiro vestibular na capital baiana.

Em 2019, as instituições de Goiânia, Recife, Juiz de Fora e Salvador se tornaram Centro Universitário, passando a serem conhecidas, cada uma, especificamente, como Centro Universo. Nesse mesmo ano também chegamos a capital do país, inaugurando a nossa primeira faculdade, a Faculdade Universo Brasília e consolidando a nossa missão de expansão com o intuito de entregar ensino de qualidade em todo o território brasileiro.

 Rumo a um futuro cada vez mais competente e promissor, a UNIVERSO acredita na Educação como o único fator capaz de transformar a sociedade.