A Universo

UNIVERSO celebra meio século de Educação

Conquistas devem sempre ser lembradas. Mais ainda quando se trata de uma história de 50 anos de conquistas. É com o sentimento de deixar registrado para toda sociedade sua trajetória na educação que a Universo, através do seu Programa de Iniciação Científica, lançou o documentário Educação 50 Anos.

O documentário conta a saga da família Salgado de Oliveira junto à educação desde sua origem no município de Cordeiro até chegar à criação da universidade, hoje presente em cinco estados brasileiros. A história é contada a partir dos relatos de pessoas que participaram dessa trajetória de meio século, especialmente a professora Marlene Salgado de Oliveira e o professor Joaquim de Oliveira, que deram início a tudo.

Foram gravadas imagens no município de Cordeiro, onde a professora Marlene nasceu e passou a infância e em São Gonçalo, cidade para onde se quando jovem e fundou sua primeira escola, com 33 alunos. O documentário é também uma homenagem ao Colégio Dom Hélder Câmara, fundado em 12 de outubro de 1959 e deu origem a uma das maiores instituições do país atualmente.

Educação 50 Anos tem duração de 21 minutos e traz depoimentos de educadores, amigos e familiares que ajudaram a construir a história da instituição. O documentário é resultado de um projeto do mestrado em História da UNIVERSO, ligado à linha de pesquisa Patrimônio, Memória e Identidade. Alunos de iniciação científica participaram do projeto, cuja apresentação final é o próprio documentário.

O projeto tem como objetivo principal o resgate da memória histórica da família Salgado de Oliveira na construção de um projeto educacional que completa 50 anos. “Com valores e idéias inovadoras no campo da educação e cultura traduzidas no Colégio Dom Hélder Câmara, a professora Marlene Salgado liderou um movimento de crescimento e expansão deste projeto, que culminou na criação da Universo, hoje com projeção a nível nacional”, destaca a professora Regina Costa, orientadora e coordenadora do projeto.

A professora conta que a metodologia empregada na pesquisa inicialmente foi através do acervo documental e iconográfico existente e dos depoimentos da equipe fundadora bem como de membros da família Salgado de Oliveira. Com estes dados foi possível produzir uma identidade visual para a pesquisa, o documentário e a logo do projeto.Em seguida foi construído o roteiro para o DVD que, após sua finalização, se constituirá em um acervo em mídia digital, de acessibilidade permanente para a instituição.