Formas de Ingresso

Venha para a Universo. São várias opções para que você se torne um aluno Universo!

 

Processo Seletivo – Como ingressar na Universo?

 
Vestibular On-line
Realizado no princípio de cada semestre, o Vestibular é a forma mais tradicional de acesso à Universo. Assim como em todas as outras formas de acesso, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio. As provas são on-line e compostas por uma redação que aborda temas da atualidade.

O candidato deve realizar sua inscrição em www.universo.edu.br, após isso será enviado um e-mail  em até 24hrs com um link para realização da prova. O tempo de duração é de 2 horas. Os resultados estarão disponíveis no menu “Sou Candidato” do portal universo.edu.br. Fique atento aos períodos de inscrição.

Inscrições abertas para 2024

Agende a data da sua prova on-line!


Editais Processo Seletivo 2024-1

Busque por sua unidade para verificar:

Edital Vestibular Centro Universo Belo Horizonte

Edital Vestibular Centro Universo Goiânia

Edital Vestibular Centro Universo Juiz de Fora

Edital Vestibular Centro Universo Recife

Edital Vestibular Centro Universo Salvador

Edital Vestibular Universidade Universo Campos, Niterói e São Gonçalo

Edital Vestibular Faculdade Universo Brasília

Edital EaD 2024-1

 

Exame de Bolsas – Garanta até 100% de desconto durante todo o curso.
O Exame de bolsas é uma prova on-line composta por uma redação que aborda temas da atualidade e de 10 questões objetivas referentes a assuntos apresentados durante o ensino médio com duração de até 2 horas. O desconto não é concedido apenas pela nota da prova, é necessário preencher um formulário e digitalizar os documentos solicitados– ambos são feitos on-line- para que seja feita uma análise socioeconômica do candidato. A inscrição também é feita através do portal do vestibular. 

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que avalia o desempenho dos estudantes durante os três últimos anos do colégio, se tornou uma das formas mais utilizadas nos processos seletivos para ingresso no Ensino Superior. A UNIVERSO acompanha essa tendência e reserva parte de suas vagas aos candidatos que optam por essa forma de acesso. Concorrem a essas vagas os candidatos que comprovarem aprovação no Enem, como somatório das notas padronizadas relativas às partes objetivas e a redação. Para ingressar com o resultado do exame será necessário: 

O candidato que optar pelo ENEM como forma de ingresso, o desempenho deverá ser igual ou superior a 250 pontos como média de todas as notas e, redação superior a zero ( portaria normativa nº 21 de 26/12/2014, publicada no dou de 29/12/2014);

Escolher a opção Enem no site de inscrição e preencher o formulário de inscrição.

*Serão válidos os resultados a partir de 2010.

Fies
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. A partir deste ano, o FIES passa a funcionar em um novo formato. Agora, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o novo Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o financiamento poderá ser solicitado em qualquer período do ano. Para recorrer ao financiamento o estudante deverá apresentar um fiador. Existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária.

Transferência
UNIVERSO oferece condições especiais para quem decide estudar na instituição. Informe-se um pouco mais sobre nossas condições. O candidato deverá requerer junto à Tesouraria o pedido para transferência. Para isso, deve anexar o histórico escolar completo fornecido pela instituição de origem, com data e pontos do vestibular (cópia autenticada) e uma declaração de situação acadêmica atualizada (documentos exigidos pela Portaria Ministerial 230 de 09/03/2007 e publicada no DOU de 12/03/2007). Deferido o pedido, o candidato poderá matricular-se nas disciplinas do período posterior ao que estava cursando, se não exigirem pré-requisitos. Saiba mais clicando no item Transferência.

Segunda Graduação
Essa forma de ingresso se destina àqueles que possuem um diploma e desejam cursar uma nova formação. Conheça as oportunidades de desconto para esse tipo de ingresso. Não é preciso prestar um novo vestibular. O candidato terá sua documentação avaliada e, obtendo sucesso, garantirá sua vaga. Saiba mais clicando no item Segunda Graduação.

Matrícula – passo a passo
1. Verificar sua aprovação no portal do vestibular (www.universo.edu.br)

2. Realizar o pagamento da cota de matrícula;

3. Digitalizar os seguintes documentos:

 – Carteira de Identidade;

– RG e CPF do responsável , caso aluno seja menor de idade;

 – Certificado, Diploma ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, com publicação no Diário Oficial ou Registro da Secretaria de Educação;

 – CPF (menores de 18 anos, o responsável também assinará o contrato com a apresentação do CPF);

 – Comprovante de residência;

4. Assinar o contrato on-line

5. Entregar posteriormente os demais documentos na secretaria do campus:

  – Certidão de Nascimento ou Casamento;

  – Certificado de Serviço Militar;

  – Título de Eleitor;

  – Atestado médico, para os candidatos do curso de Educação Física.