Home » Geral»A Motivação e o Estudo

A Motivação e o Estudo

Motivação é quando se tem um motivo para agir. Ter motivação significa ter um desejopor trás de suas ações. Ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir uma meta.

A Motivação e o Estudo

 

A motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Um aluno motivado sempre aprende melhor — mesmo quando o material didático ou as aulas forem mal-estruturados.

No entanto, infelizmente, é muito comum o aluno não ter motivação para estudar. Talvez isso ocorra porque ele nunca tenha se questionado o motivo de seu estudo.

O estudo desenvolve a capacidade de analisar e compreender. Ele permite que o indivíduo tenha uma visão mais crítica do mundo. O estudante torna-se mais perspicaz para perceber as situações do dia-a-dia e aproveitar o conhecimento adquirido em seu benefício — assumindo assim um controle maior de sua própria vida.

Como Adquirir Motivação?

 

Há casos em que a motivação existe de forma fácil e natural no aluno. Ela pode surgir pela própria curiosidade ou pela vontade de se progredir na vida. Entretanto, para muitos, manter-se motivado é um desafio. Nesses casos, existem técnicas que podem ajudar.

Uma excelente forma de motivação é através da visualização. Visualizar seu objetivo e sentir as sensações do sucesso — como se ele já tivesse acontecido — faz com que você se torne mais confiante. Por exemplo, se o seu objetivo é passar no vestibular, imagine você sendo aprovado, depois de tanto esforço e dedicação. Sinta a emoção como se você tivesse acabado de ver o seu nome na lista de aprovados.

Outra maneira de obter motivação é mantendo contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais que o seu. Criar grupos de estudo com pessoas otimistas e animadas — um incentivando e ajudando o outro — faz com que todos se mantenham ativos e estudando de forma eficiente.

Benefícios da Motivação

 

Quando uma pessoa está motivada, ela terá mais ânimo para prosseguir e crescer nos seus objetivos. A motivação faz com que o estudante seja mais eficiente nos estudos, gerando mais resultados e conseqüentemente tornando-o uma pessoa mais tranqüila, segura e feliz — não somente enquanto estuda, mas também em quaisquer situações de sua vida.

Conclusão

 

Todo projeto de longo prazo terá momentos de ânimo, assim como momentos de grande desânimo — que trarão vontade de desistir. Procure, então, preparar-se para os dias de baixa: eles certamente virão e você deve aprender a lidar com eles.

A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e deve lembrar-se dos motivos que o estão fazendo estudar — seja dinheiro, sucesso profissional, realização pessoal ou qualquer outro motivo. Pensar de forma positiva também ajuda muito.

Quando os momentos de crise, desânimo e cansaço aparecerem, tudo bem! Isso é normal. Procure relaxar, fazer outras atividades e retome em outro momento.

Fonte: simplus.com.br

placeholder

Comentários

  1. Athila Goyaz disse:

    Realmente, a motivação é um ponto chave para o sucesso. Quando estou desmotivado na questão profissional, procuro vincular essa desmotivação para algo que seja criativo , sem deixar o pilar do estudo em falta. Procuro engendrar os assuntos e deixá-los, pelo menos na unidade mais próxima. Motivação é ânimo, é ganho de causa e ampliação de habilidades; motivação em grupo é questionamento, senso, autocrítica e aceitação de que cada um possui uma linha de pensamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>